Projetos Especiais


Periodicamente escolheremos um tema para desenvolver receitas fáceis de fazer e apresentaremos neste espaço.


RECEITAS ITALIANAS



La Ribolitta


(É um ensopado composto de várias hortaliças e ervas aromáticas. A palavra Ribollita, traduzida literalmente, significa refervida, ou seja, requentada, porque esta sopa ficaria mais gostosa se fosse consumida no dia seguinte).

Ingredientes
400 gr de feijão branco - 300 gr de tomate pelado - ½couve-flor cortada em pedaços - ½ repolho verde fatiado - ½ repolho roxo fatiado - 2 cebolas cortadas em ½ lua - 2 talos de aipo picados - 2 cenouras picadas - 1 molho de salsa picada - 4 batatas cortadas em cubos - ervas aromáticas mistas (manjericão, manjerona, alecrim, sálvia, tomilho, etc.) - ½ kg de fatias de pão italiano torrado - 1 xícara de azeite - 1 lt de caldo de carne - sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Colocar na água por 24 horas o feijão branco com uma pitada de bicarbonato. Numa caçarola, o azeite extra virgem, a cenoura, a cebola, aipo e deixar cozinhar por 15 min. Colocar as ervas aromáticas, deixar pegar o gosto por 5 minutos e, em seguida colocar o tomate, o feijão, a couve-flor, os repolhos, as batatas, a salsa, cozinhar por cerca de 1 hora, adicionado sempre o caldo de carne. Colocar numa sopeira, alternando com várias camadas de pão torrado, temperar com azeite e servir. Comer, em seguida, bem quente, ou então, como eu falei, ribollita, no dia seguinte.




Trigli ala Livornese


(Trilha é um peixe do tamanho de uma sardinha, com a coloração vermelha e que vive no fundo do mar, junto com os camarões. Não encontrando-o no mercado, poderá preparar-se o prato com outros peixes, mas sempre de tamanho pequeno, como por exemplo: sardinha, manjuba, carapicu, parguinho, linguadinho e outros).

Ingredientes
1 kg e 200 gr de trilha - 4 dentes de alho picado - 2 xícara de azeite - 600 gr. de tomate pelado - farinha para empanar - salsa picada - pimenta calabresa à gosto - alcaparras se quiser - sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo
Numa frigideira bem larga, esquentar o azeite. Passar as trilhas na farinha, tirar o excesso e fritar com cuidado, deixando-o em um ponto meio cru. Retirar e guardar os peixes. No mesmo azeite, dourar o alho picado, a pimenta calabresa e metade da salsa, juntar os tomates e cozinhar por 15 minutos. Colocar com cuidado as trilhas e refogar 15 minutos no fogo brando, sem mexer e tampado. Servir temperando-as com o restante da salsa.




Bucatini all'Amatriciana
Ingredientes
 500gr de bucatini, 200gr de pancetta (ou bacon), 1 cebola em fatias 1/2 lua, 500gr de tomate pelado, 1/2 xícara de azeite extra-virgem de oliva, peccorino ralado (queijo de ovelha), 1/2 copo de vinho branco seco, sal, pimenta do reino e pimenta calabresa à gosto.

Modo de preparo

Coloca-se o azeite e a pancetta numa caçarola. No momento em que a pancetta (ou bacon) começa a se desmanchar coloca-se a pimenta calabresa e a cebola fatiada. Quando a cebola começar a dourar coloque o vinho branco e deixe evaporar. Em seguida coloca-se o tomate pelado, tempere com sal e deixe refogar uns 15 minutos no fogo brando. Cozinhar o Bucatini al dente e juntar o molho. Servir e temperar com pimenta do reino e queijo peccorino.



Abbacchio alla cacciatora (Cordeiro Cozido)

Ingredientes
 2kg de cordeiro cortado em pedaços, 4 dentes de alho esmagados, ramos de alecrim fresco, 1 xícara de azeite extra-virgem, 1/2 xícara de vinagre branco, 2 copos de vinho branco seco, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Dourar o cordeiro no azeite em fogo alto numa frigideira ampla, revirando para dourar por inteiro; temperar com sal e pimenta, colocar o alho, o alecrim e o vinagre. Deixar evaporar o vinagre por completo. Colocar o vinho branco, tampar e deixar cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos. Se necessário colocar um pouco de caldo de carne. Servir com batatas cozidas.


Risotto Piemontese al Vino Rosso


Ingredientes
500 gr de arroz, 150 gr de manteiga, 1 cebola cortada bem fina, 1lit. de caldo de carne ,2 xícaras de parmesão ralado, 2 taças de vinho tinto, sal e pimenta à gosto.

Modo de Preparo
Numa caçarola colocar a cebola e metade da manteiga, deixar colorir. Colocar o arroz e refogar mexendo com uma colher de pau por aproximadamente 5 minutos. Colocar o vinho tinto, aumentar o fogo e deixar evaporar o álcool. Baixar o fogo e colocar o caldo lentamente mexendo com a colher de pau. Temperar com sal e pimenta. Quando o arroz estiver pronto, apagar o fogo, juntar o restante da manteiga e o queijo. Bater vigorosamente com a colher até resultar em um risotto cremoso e aveludado. Servir após um descanso de alguns minutos.




Costelette di Vitello alla Valdostana

Ingredientes
 4 Costeletas (não encontrando pode ser preparado com filé mignon), 200gr queijo Fontina fatiado (pode ser um queijo que derreta com facilidade) Trufas brancas (pode ser usado também o azeite de trufas) u Pimenta e sal à gosto, Farinha de trigo , Manteiga para fritar.

Modo de Preparo
Abrir a carne tipo borboleta, ou seja sem cortá-la por completo. Espalmar com cuidado até formar duas fatias finas. Rechear com as fatias de queijo e as trufas. Temperar com sal e pimenta. Fechar e pressionar com a palma da mão, passar na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca. Fritar na manteiga cuidadosamente revirando até pegar uma cor dourada. Servir com um simples risotto ou uma bela salada verde e radicchio.




Spaghetti con Granseola

(Granseola é um tipo de siri com grandes, com um gosto extraordinário. No Brasil se encontra importado do Chile - centolla - ou dos EUA - king crabs - tornando este produto raro e caro, mas pode ser preparado com carne de siri ou de caranguejo facilmente encontrados).

Ingredientes

500 gr de Spaghetti,½ kg de carne de siri, 2 dentes de alho fatiado, molho de salsa picada , páprica doce e páprica picante à gosto, ½ copo de vinho branco seco, 500 gr de tomate pelado ,1 xícara de azeite extra virgem, sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de Preparo
Dourar o alho com azeite, colocar a carne de siri, deixar cozinhar por cerca de 5 min, temperar com sal, as duas pápricas e metade da salsa colocar o vinho branco e deixar evaporar e colocar o tomate pelado, cozinhar por 15 min. Cozinhar e escorre a massa al dente e juntar com o molho, temperar com o restante da salsa picada e a pimenta do reino.




Gulash di Trieste



(Essa é uma especialidade conhecida em todo mundo como um prato húngaro. Com esta variação tornou-se típico nesta região).

Ingredientes 

1 kg de carne de boi cortada em cubos , 150gr de toucinho paulista, 2 cebolas fatiadas finas , 5 folhas de louro, 2 ramos de alecrim, 2 ramos de manjerona,  1 colher de páprica picante e doce à gosto, 300 gr de tomate pelado, ¼ lt de caldo de carne, 2 colheres de azeite extra virgem, 1 copo de vinho branco seco, sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de Preparo
Numa caçarola colocar o azeite e o toucinho, e começando a colorir colocar a cebola e a carne e cozinhar no forno forte mexendo continuamente por cerca de 20 min. Colocar o vinho branco, deixar evaporar, temperar com as ervas aromáticas, páprica e sal. Colocar o tomate e o caldo de carne, cozinhar no fogo brando por cerca de 1 hora e meia tampado. Faltando ½ hora coloca-se batatas cortadas em pedaços 3 vezes o tamanho da carne e cozidas as batatas testando com um palito, Isto ajudará a dar mis consistência ao molho e a batata absorverá todo o gosto da carne e temperos.





Sardelli in Saor
(Sardinhas, poderá ser feito com trilha, manjuba, etc.)

Ingredientes 

1 kg de peixe, ½ kg de cebola cortadas em fatias, óleo para fritura, farinha branca, 2 copos de vinagre, 2 colheres de uva passa, 2 colheres de pinhões, 1 colher de pimenta em grão preta, sal a gosto.

Modo de Preparo
Enfarinhar os peixes e fritar com muito cuidado para que fique macio e não crocante. Colocar os peixes fritos numa travessa. Numa frigideira dourar a cebola, colocar a uva passa, os pinhões, sal, a pimenta e o vinagre. Deixar ferver por 5 min. Colocar este molho quente em cima do peixe frito. Servir após no mínimo dois dias como antipasto com belas fatias de pão umedecido com azeite extra-virgem.




Fígado alla Veneziana


Ingredientes
 800 gr de fígado de vitela cortado em tiras - 4 cebolas cortadas em fatias - 1 xícara de azeite extra-virgem - 1 copo de vinho branco seco - 2 folhas de louro fresco - 1 molho de salsa picada grossa - sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Numa frigideira colocar o azeite, a cebola, o louro e metade da salsa. Deixar colorir a cebola e colocar o fígado e, quando estiver corado, condimentar com sal e pimenta, colocar o vinho branco e deixar amalguemar tudo por uns 2 min. temperar com o restante da salsa picada. Servir com puré de batatas ou arroz branco.




Spaghetti alla Molisana

Ingredientes
500 gr de Spaghetti, 600 gr de carne de Cordeiro com osso cortados em pedaços, 2 dentes de alho picados, 2 ramos de alecrim, 1 talo de aipo, 500 gr de molho de tomate, 2 pimentões cortados em tiras, 1 xícara de azeite de oliva extra virgem, 1 copo de vinho branco seco, pimenta calabresa sal e pimenta do reino à gosto,queijo peccorino.

Modo de preparo
Colocar numa caçarola o azeite, o alho picado, o alecrim e o cordeiro. Deixar dourar bem revirando com cuidado no fogo brando. Colocar o vinho branco e deixar evaporar. Colocar o aipo, os pimentões, a pimenta calabresa e temperar com sal e pimenta do reino. Cozinhar por cerca de 10 minutos. Colocar o molho de tomate e refogar por 2 horas mexendo de vaz em quando adicionando água se for necessário. Cozinhar o espaguete al dente, juntar o molho do cordeiro e temperar com queijo peccorino.

Lepre alla Boscaiola

Ingredientes 
2 Kg de carne com osso, 4 dentes de alho, 1 molho de sálvia, caldo de carne, pimenta calabresa à gosto, 2 copos de vinagre, 2 copos de àgua, misto de ervas aromáticas (alecrim, majerona, orégano, tomilho e outras), 1 copo de vinho branco, sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo
Colocar para marinar a carne com o vinagre a água e as ervas aromáticas por cerca de 12 horas. Retirar e secar com um pano. Colocar numa cômoda frigideira o azeite, o alho a sálvia, a carne, pimenta calabresa e o vinho branco. Temperar com sal e pimenta do reino, cobrir tudo com o caldo de carne, cozinhá-lo no fogo brando até que o caldo esteja amalguemado à carne formando um molho denso e encorporado. Servir com batatas ao forno. Uma boa sugestão é aproveitar o molho que sobrou na frigideira com pão italiano ou francês torrado fazendo gostosíssimas "bruschette".





ALTO VERÃO



Cestinha de salada de camarão


2 fatias de pão sírio cortadas no meio (4 metades)
200 gramas de camarão fresco (médio, limpo e sem cabeça)
1/2 vidro de palmito
Alface americana
6 tomatinhos cereja cortados na metade
1 cebola pequena cortada em rodelas finas
1 beterraba pequena ralada
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem










A cestinha

Pegue a metades do pão sírio regue com azeite de oliva extra virgem e espalhe com a parte convexa de uma colher (para espalhar bem) para amolecer um pouco o pão e forme com as mãos uma cestinha. Para manter a forma, amarre com um barbante. Leve ao forno baixo para desidratar e dessa maneira secar e ficar endurecida. Observe para não queimar. Quando estiver "dura" ao toque, tire do forno. Deixe esfriar.

O camarão

Em uma panela antiaderente aqueça o azeite e doure os camarões de todos os lados. Sal a gosto.  Reserve.
Após cozinhar os palmitos por 15 minutos, deixe esfriar e depois corte em rodelas.
Forre as cestinhas com as folhas de alface.
Coloque as cebolas em fatias, os tomates cortados, o camarão e a beterraba ralada.
Tempere com azeite, limão e sal a gosto. Se desejar polvilhe pimenta moída branca.



Sanduiche light de peru


4 fatias de pão de forma integral (corte as cascas)
1/2 vidro de maionese light
Alface americana
1/2 pedaço de ricota fresca
1 maço de salsinha
300 gramas de peito de peru defumado
150 gramas de mussarela de búfala cortada em fatias




O sanduba


Em um liquidificador processe a maionese, a ricota e a salsinha. Sal a gosto.
Espalhe na fatia do pão integral.
Coloque a alface americana, o peito de peru e a mussarela de búfala em fatias.
Cubra com a outra fatia de pão.



Sucos de frutas


Abuse dos sucos de frutas. Não tenha medo de inventar.

Lave muito bem as frutas e processe com casca mesmo no liquidificador.

A maioria dos nutrientes das frutas está exatamente na casca, por isso aproveite.

Uma dica importante é sempre usar água filtrada ou mineral.

Substitua ao máximo o refrigerante pelos sucos. Além de muito mais gostosos farão um bem enorme para você.

Saude !!




Quiche de espinafre


Massa


7 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
quanto baste de sal

Recheio
1 1/2 xícara de chá de Ricota amassada
8 tomates secos picados 
1 xícara de chá de espinafre cozido
1/ vidro de requeijão

Cobertura
1 xícara de chá de creme de leite
2 ovos 
Sal a gosto
Pimenta mída branca a gosto
Noz-moscada a gosto



O quiche

Massa

Misture os ingredientes até que fique uniforme.
Abra-a até formar um disco de mais ou menos 30 centímetros de diâmetro. Coloque-a em uma forma, untada com margarina ou manteiga.

Recheio

Em uma vasilha, misture bem a ricota, o espinafre, o requeijão, o tomate seco e coloque sobre a massa.

Cobertura

Bata os ovos e vá acrescentando aos poucos o creme de leite.
Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Cubra o recheio.

Montagem

Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.



Salmão com maracujá

1 posta de salmão de aproximadamente 500 gramas sem pele e fatiada em pedaços grandes
Poupas de 4 maracujás
1 maço pequeno de manjericão fresco
2 colheres de azeite de oliva extra virgem
1/2  xícara de café de gergelim
Sal a gosto






O salmão

Em uma panela antiaderente, com o fogo baixo, aqueça o azeite e doure o salmão de ambos os lados com o manjericão. Sal a gosto. Reserve.
Deixe ficar morno e coloque no prato.
Derrame a poupa de maracujá (com as sementes).
Acompanha uma salada de folhas.




Atum com catupiry




4 folhas de alface americana
1/ lata de atum sólido em lata
1/2 vidro de catupiry
4 fatias finas de queijo provolone












A salada


Forre o fundo do prato com o provolone.
Coloque as folhas de alface americana e o atum.
Jogue colheradas de catupiry.
Tempere com azeite, sal  e limão a gosto.




Salada de frutas


Que tal substituir o jantar por uma boa salada de frutas?


Além de muito nutritiva será muito refrescante.


Não retire as cascas. Lave-as bem e corte em fatias.


Para dar um toque especial, coloque duas colheres de creme de leite light.


Bom apetite.




Kani com palmito e manga


200 gramas de kani
1/2 vidro de palmito cozido e cortado em rodelas
1 maço de hortelã fresca
2 mangas hadem (sem fiapo) cortadas em cubos pequenos










A salada


Corte o kani em cubos pequenos.
Em uma travessa coloque o palmito, o kani e manga e as folhas de hortelã.
Tempere com limão, sal a gosto e um fio de azeite de oliva extra virgem.




Sopa de pepino e yogurt


4 copos de iogurte natural


  • 4 copos de água filtrada ou mineral
  • 1 dente de alho amassado
  • Polpa de 1 pepino
  • Manjericão fresco  ou orégano a gosto

  • 8 colheres de sopa de azeite extra virgem


A sopa

Pique os dentes de alho bem fininhos e coloque em um recipiente fundo.
Junte o iogurte, a água e a polpa do pepino processado no liquidificador.
Mexa tudo e leve à geladeira por 1 hora, para que a calda ganhe o gosto do alho e do pepino.
Coloque um fio de azeite em cada prato.
Sirva com torradas.




Sopa fria de tomate


8 tomates bem vermelhos
1 pepino, descascado e sem sementes
1 pimentão verde, sem os miolos brancos
1 cebola
1 dente de alho
100 g de miolo de pão
2 colheres de vinagre
200 ml de azeite
sal
pimenta-do-reino





A sopa


Coloque o miolo de pão com o vinagre em uma tigela e deixe alguns minutos. Passado o tempo bata no liquidificador com os tomates, o pepino, o pimentão, a cebola, o alho, metade o azeite e um pouco de sal e pimenta-do-reino a gosto. 
Leve à geladeira por no mínimo 1 hora e na hora de servir coloque um fio de azeite e a pimenta-do-reino moída na hora.
Sirva com torradas.




Rocambole de salmão com ricota




400 gramas de salmão sem pele e cortado em filés finos
300 gramas de ricota fresca
70 gramas de azeitona verde sem caroço picada
1 maço de salsinha e cebolinha bem picada
1/2 xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
Alecrim
Sumo de 1 limão
Gotas de molho de soja


O salmão


Processe no liquidificador a ricota, as azeitonas o azeite, a pimenta do reino, a noz moscada e a salsinha. 
Abra os finos filés de salmão, espalhe o sumo de limão e coloque o creme do liquidificador.
Enrole os filés como um pequenos rocambole.
Coloque no prato, pingue gotas de molho de soja e enfeite com o alecrim.